Breaking News

Execícios que ajudam a emagrecer

Porque os exercícios físicos são tão importantes para quem quer perder peso e emagrecer?

Para se emagrece e perder pso existe uma regra básica e que todo mundo conhece, mas quase ninguém coloca em prática. Para perder peso é preciso gastar mais calorias do que você ingere nas suas refeições do dia.

É por isso qu é muito importante consultar um especialista antes de escolher uma dieta. Só ele vai poder te indicar uma dieta adequada ao seu biotipo, já que cada um de nós tem um metabolismo diferente. Isso explica o fato de que muitas vezes só a dieta não basta para que uma pessoa emagreça e fique livre do excesso de peso. A manira mais e segura de perder peso e manter a forma sm prejudicar sua saúde é adotar uma dieta saudável e equilibrada, com acompanhamento médico, junto com a pratica regular de atividades físicas adequadas para você.

Hoje é possível encontrar na internet muitos artigos que falam sobre dietas milagrosas ou treinamentos quase instantâneos para quem quer perder peso ou secar barriga em 3 dias, por exemplo. Mas não dá pra esquecer que milagres não existem e para mudar de vez sua vida, ter um corpo perfeito  uma boa saúde é preciso muito esforço e muita dedicação, além de disciplina.

Para se perder peso o ideal é que sejam trabalhados todos os tipos de exercício. Os exercícios aeróbicos são famosos pois queimam uma maior quantidade de caloria em um tempo menor. Mas para garantir o bom estado de nossas articulações é importante fortalecer os músculos através dos exercícios de musculação e também trabalhar o alongamento corporal.

Como faço para queimar mais calorias do que as que eu consumo?

Você pode até não se dar conta disso, mas nós queimamos calorias sempre que nos movimentamos, com qualquer tipo de exercicio. Quer saber porque isso acontece? Fácil, durante a prática de uma atividade física, nóes exigimos que nosso corpo consuma muito mais energia do que ele está acostumado a consumir quando estamos parados, e para isso ele precisa aumentar nossa produção de energia e é aí que começamos a queimar as terríveis calorias ingeridas.

Essa energia extra que exigimos de nosso corpo é produzida com a queima da reserva de glicogênio e de gordura estra que o corpo armazena quando ingerimos calorias além daquelas que realmente precisamos para o dia-a-dia. Quanto mais longa ou intensa for a atividade física praticada, mais calorias e gorduras serão queimadas. O que não quer dizer que se matar durant um treino puxado vai resolver sozinho todo o problema de excesso de peso. Tanto a dieta escolhida quanto os exercícios devem ser acompanhados pelo seu médico e supervisionados por um profissional de educação física, isso vai evitar lesões ou qualquer outra complicação de saúde que você possa ter.

Mas quais são os melhores exercícios para queimar calorias?

Conhça alguns dos exercícios mais eficazes na queima de calorias e quantas calorias você pode queimar praticando:

  • Natação: a natação é um dos esportes que mais queima calorias. É possível queimar em torno de 500 calorias em 45 minutos de natação e ainda preservar suas articulações, já que não existe impacto nenhum na prática dessa atividade.
  • Spinnig: o spinning também é indicado para quem quer perder peso rápido. Normalmente as aulas de spinning são indoor, acompanhadas de músicas alta e muita aimação. Hoje já existem aulas de spinning dentro da água, para prservar articulações e deixar o exercício um pouco mais leve. Durante 60 minutos de aula são queimadas cerca de 600 calorias.
  • Ciclismo: diferente do spinning, o ciclisme é praticado ao ar livre. Pedalar é, para alguns, a atividade física mais prazerosas que há, alia os passeios ao ar livre à prática esportiva. Além de melhorar o condicionamento físico, ajuda no combate ao estresse, fortalece a musculatura e ajuda a emagrecer. Dependendo do percurso que for escolhido, prde-se de 500 a 700 calorias por hora. Para quem é iniciante é indicado pedalar apnas 30 minutos em locais planos, e sempre com equipamentos de proteção como luvas, capacetes e joelheiras. Se for pedalar a noite, acrescete faróis e sinalizadores na bicicleta.
  • Dança: nem todo mundo acredita que aulas de dança são eficazes na perda de peso, mas numa aula de dança de um rítmo como a Zumba, em 30 minutos  pode-se queimar cerca de 400 calorias.
  • Musculação: tem gente que acredita que a prática da musculação só sirva para aumentar a força e os músculos, mas em 60 minutos de um treino de musculação é possível queimar até 500 calorias, vai depender da série de exercícios qu for feita.
  • Corrida: A corrida é um exercício físico muito indicado  em programas de controle e perda de peso. Uma de suas vantagens é demanda energética alta, o que reduz o tempo para se alcançar os objtivos propostos. Em 1 hora de corrida, pode-se gastar 500 calorias ou mais. Mas para praticar corrida é preciso cuidar de partes do corpo como o joelho e a coluna, para que não ocorram lesões.
  • Lutas: algunsestilos de luta também consomem muitas calorias, como é o caso do Box ou do Muai Thai. Hoje já existem muitas acadêmias com aulas coletivas dessas lutas, onde não é necessário uma dupla, os exercícios são praticados com equipamentos. Nessas modalidades é possível queimar até mil calorias em 1 hora de aula, pois o ritmo é bem acelerado.

Como falamos, toda atividade que exige movimento faz com que a gnte queime caloria, por isso se você prefere pular corda ou é adepto do crossfit ou de outros esportes, tudo bem, o importante e se movimentar sempre. Tente caminhar a pé ao invés de usar carro ou um transporte público, isso vai te ajudar a perdr peso mais rápido.

Outra boa dica boa para quem quer perder peso com saúde, é montar um programa que reúna todos os tipos de exercícios:

  • os aeróbicos, para melhor sua condição cardiovascular e queimar mais calorias,
  • a musculação, com séries de exercícios que vão fortalecer sua musculatura e proteger as articulações, que, geralmnte, são muito exigidas durante os treinos aeróbicos e por fim,
  • os exercícios de alongamento, completando o ciclo e garantindo a flexibilidade de todo o corpo.

Uma rotina de exercícios vai consumir mais energia e muitas vezes esse consumo extra de energia pelo nosso corpo gera uma sensação de muita fome após os treinos, é por isso que é preciso prestar bastante atenção na nossa alimetação. Os exercícios para perder peso são fortes aliados de quem quer ou precisa emagrecer com saúde, mas de que vale um esforço grande para se exercitar se depois você ataca um pote norme de doce ou com alimentos pouco saudáveis  muito gordurosos?

E mais uma vez, vale lembrar que para uma vida mais saudável é importante unir a dieta equilibrada, a rotina de exercícios regulares – sempre com acompanhamento de um espcialista da área – e hábitos de vida mais saudáveis. Só assim você vai consguir manter o equilibrio do corpo e da mente.

Check Also

dieta hiperproteica

Dieta Hiperproteica

A dieta que está dando o que falar nas redes sociais, ultimamente, é a dieta …